quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Apagão no Nordeste

Mais um apagão de grandes proporções atingiu o país neste dia 28/08/13. Já foram 9 apagões no governo Dilma.

Fonte: Folha

Segundo dados fornecidos pelo Cbie (Centro Brasileiro de Infra-estrutura) tivemos 150 blecautes acima de 100MW desde início de 2011. Somente em 2013 foram 27.

Os 9 apagões de grandes proporções (>800MW) registrados desde 2011, 8 ocorream neste último ano, indicando talvez uma fragilidade no sistema interligado nacional. A principal região afetada é o nordeste, pois recebe boa parte da energia oriunda de outras regiões, devido à falta de potencial hídrico.

O apagão desta quarta novamente atinge o nordeste, desligando todos os seus estados com excessão do Maranhão (parcialmente afetado). O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, negou que haja fragilidade no sistema. "Queimadas provocam este tipo de desligamento. Isso já aconteceu outras vezes no Brasil e no mundo", ponderou. O ministro disse que 40 minutos após o desligamento foi iniciado o restabelecimento da energia nas capitais nordestinas.

Lobão afirmou ainda que o governo fará uma investigação para apurar as causas da queimada de grandes proporções que provocou o curto-circuito. "O impacto, inegavelmente, foi forte. Vamos investigar as causas", disse Lobão. Ele negou que a ocorrência se deva a fragilidade do sistema elétrico. O Nordeste vive este ano a pior seca dos últimos 50 anos, o que prejudica o funcionamento das usinas hidrelétricas.

"Não existe fragilidade do sistema. Esse episódio acontece aqui, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar".

O fato é que parece que estes fatos tem uma certa tendência de acontecerem mais no Brasil que em outros lugares.



ONS - Nota à Imprensa – 28/08/2013 
Ocorrência no Sistema Interligado Nacional em 28/08/2013

Às 14h58, ocorreu o desligamento da Linha de Transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí (circuito 2), da IENNE, empresa  controlada pela espanhola ISOLUX, devido a foco de calor (queimada na  região). Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, tendo havido um  novo desligamento pela mesma razão às 15h06.

Às 15h08, também devido à queimada, foi desligada a segunda linha Ribeiro  Gonçalves – São João do Piauí (circuito 1), da TAESA, empresa controlada  pela CEMIG, configurando uma contingência dupla, que conduziu à perda de  sincronismo e consequente separação da região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN), havendo perda de carga de  aproximadamente 10.900 MW, com o desligamento adicional das seguintes  linhas de 500 kV de interligação do SIN com a região Nordeste:

• Presidente Dutra / Teresina Circuitos 1 e 2; 
• Presidente Dutra / Boa Esperança; e 
• Bom Jesus da Lapa / Rio das Éguas. 

Após identificada a origem da ocorrência, deu-se início à recomposição das  cargas da região Nordeste, tendo a das capitais sido, praticamente, concluída  às 17h30.

SIN - Interligação de Bacias





terça-feira, 20 de agosto de 2013

Reduzindo Risco de Falha em Transformadores

Neste post vamos fazer um breve compêndio sobre análise de gases dissolvidos em óleo isolante e sobre o 2-fal, além de apresntar o triângulo de Durval (método de diagnóstico). Futuramente vamos fazer novas postagens entrando mais a fundo em cada um desses itens.


Com a manutenção preditiva de transformadores de potência isolados à óleo, através de análise de gases e compostos furânicos, é possível verificar a taxa de degradação do isolamento do transformador.

Falha em bobina
O teor de gases dissolvidos no óleo isolante pode fornecer uma indicação do estado de operação do transformador, enquanto a medição de furfural indica o estado do isolamento sólido (papel), podendo proporcionar meios para estimarmos a taxa de degradação de um transformador.

Sistema Isolante em Transformadores Isolados à Óleo

Esse sistema de isolamento de transformadores que associa o óleo mineral isolante e o papel isolante é o conjunto utilizado em 95% da quantidade total de equipamentos. Apesar dos recentes avanços na área de materiais sintéticos que, à primeira vista, deveriam (ou poderiam) substituir o conjunto papel-óleo, que vem sendo utilizados desde 1890, a permanência de sua utilização deve-se às excelentes características deste conjunto, face às solicitações elétricas, mecânicas e térmicas no transformador de potência [Milash, 1984; Nunes Jr., 2003].

terça-feira, 13 de agosto de 2013

NR-10 x NFPA70E - Uma discussão sobre distâncias de segurança

Salve!

Por vezes, as normas deixam vários pontos em aberto, até gerando certa confusão de conceitos.

Este é o caso da NR-10, com relação as distâncias das famosas zona de risco, controlada e livre.


A NR-10 cita em seu item 10.2.9.2:

"As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas. (210.023-1\/I=4)"

Porém a NR-10 traz em seu anexo II, informações somente sobre a questão da condutibilidade, ou seja, definindo zonas de uso obrigatório de EPI isolante de acordo com o nível de tensão.

Contudo, o risco elétrico não se limita somente ao choque elétrico, mas também à emissão de energia durante arcos elétricos, já que é obrigatório contemplar a questão da inflamabilidade das roupas. Logo, seria correto chamar de Zona livre uma área que está livre somente do risco de choque elétrico? E o risco de arco elétrico?  

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Proteção Motores de Anéis - Download Manual de Proteção de Motores

No mundo da eletricidade, nem sempre mais é mais. As vezes mais é menos!

Nesse caso que trabalhei, tive a oportunidade de estudar dois motores de média tensão, de anéis, 6.6kV, os quais acionavam a mesma carga (Britador - "moedor de pedras"). Esse britator tinha a capacidade de transformar blocos de pedra de mais de 1m³ em brita, que não mediam mais do que uma moeda.
Motor WEG de Anéis (Fonte: http://www.weg.net/br)

Em primeiro contato que tive com o caso, o britador era acionado por um motor WEG, 1.630cv, 6.6kV (In=120A), conjugado a um banco de capacitores de 360kVAr, 6.6kV. Nesta situação ocorriam diversos desligamentos do contator de MT por sobrecarga. O sistema é protegido por um relé SEPAM M20.

Diagrama Unifilar Simplificado

Estes desligamentos ocorriam quando pedras de determinado tamanho entravam no britador e este não tinha potência suficiente para realizar o trabalho. Neste momento o motor perdia velocidade e a corrente disparava,  por conta do excesso de escorregamento do motor.