sexta-feira, 28 de março de 2014

Segurança em Eletricidade - Histórico

Todos os profissionais da área elétrica conhecem o termo Choque Elétrico, termo este muito temido nesta área. O Choque Elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode causar apenas um  susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte.
Faça seu cadastro na TOP Elétrica e concorra a dois detectores de tensão. Este detector será sorteado no dia 15/04/2013 para os cadastrados entre 20/03/2014 e 15/04/2014! Entre e Cadastre-se!
O choque elétrico tem as seguintes características:


• O choque elétrico, geralmente causado por altas descargas, é sempre grave, podendo causar distúrbios na circulação sanguínea e, em casos extremos, levar à parada cárdio-respiratória;
• Acidentes com eletricidade são muito comuns no dia-a-dia e devemos ter muito cuidado, principalmente com as crianças. A principal medida para evitar os acidentes com o choque elétrico é o estabelecimento de cuidados para evitar o contato com a eletricidade, usando objetos de borracha e tendo atenção com as tomadas e fios sem proteção;
• A rede elétrica é projetada de modo a não oferecer riscos à população. Mas chuvas, ventos, galhos de árvores, colisão em postes e outros acidentes podem partir um cabo e deixá-lo pendurado ou caído no chão;

Deve-se ter muito cuidado com tomadas, fios desencapados e até mesmo a rede elétrica de distribuição de energia, pois são muito perigosos e com alto poder para eletrocutar uma pessoa e causar até mesmo a morte.

Estas e outras informações são repassadas à pessoas leigas, que não trabalham com eletricidade e que desconhecem o real perigo que esta pode causar se utilizada de maneira incorreta e sem prudência, porém quais são as orientações que devem ser repassadas aos profissionais que atuam na área ELÉTRICA?

A eletricidade nos cerca por todos os lados. A vida moderna, do jeito que conhecemos hoje seria impossível sem ela. Ela está em nossas residências, na maioria dos equipamentos portáteis através de baterias, durante as tempestades, em dias secos propícios a formação de eletricidade estática, entre outros.
Quando os primeiros profissionais da eletricidade surgiram há mais de um século, 1 em cada 2 morriam em serviço.
Nos primórdios da utilização da eletricidade pouco se sabia sobre seus riscos. Os técnicos estavam diante de uma nova tecnologia, envolvendo tensões de 2.400V à 7.600V. Não havia conhecimento disponível de como lidar com essa fonte de energia de maneira segura. As regras de segurança eram inexistentes. Nesta época os serviços com eletricidade matavam mais do que qualquer outro trabalho.
Em 1891 alguns destes trabalhadores indignados com a falta de segurança fundaram a irmandade dos eletricistas.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Prontuário Elétrico - NR10

Definição:
prontuário: sm (lat promptuariu)
1. Livro manual de indicações úteis.
2. Lugar onde se guardam objetos que podem ser necessários a qualquer momento.

O Prontuário Elétrico, exigido pela NR10, e muitas vezes temido pelo setor de Segurança do Trabalho, deve ser justamente o que a definição formal explica, um livro de indicações úteis e que esteja disponível a qualquer momento.

Segundo a norma, todo estabelecimento com potência instalada igual ou superior a 75kW deve constituir Prontuário de Instalações Elétricas, sendo este um compêndio dos principais documentos relacionados à instalação elétrica.
De acordo com a Resolução n° 414, da Aneel, para carga instalada igual ou superior a 75 kW o fornecimento deve ser realizado em alta tensão (tensão superior à 1.000V).  Baseado nesta informação é possível identificar quais empresas necessitam de Prontuário, bastando identificar se as instalações possuem cabine primária (Subestação), na entrada de energia. Porém alguns clientes de baixa tensão, aonde uma rede de alta tensão não está disponível, e com potência instalada acima de 75kW, também devem possuir o prontuário elétrico. 
www.topeletrica.com.br
Grátis Detector de Tensão!!! Promoção por tempo limitado!
A obrigatoriedade da execução do prontuário elétrico promove a oportunidade de uma gestão responsável das instalações elétricas, permitindo a disponibilidade de informações técnicas, de planejamento, de manutenção, de segurança e facilitando a aplicação de auditorias fiscalizadoras.

"O prontuário é muito mais que uma pasta onde se guardam os documentos, mas sim um sistema de gestão de todas as áreas da empresa que de alguma forma interagem com o sistema elétrico."

domingo, 16 de março de 2014

8 Checks Importantes Antes de Energizar um Transformador à Seco

Um transformador a seco somente pode ser ligado após a verificação dos seguintes itens:

1- Confira a Placa do Transformador

Certifique-se que os dados de placa são compatíveis com o local de instalação. Verifique as conexões previstas nas placas, como terminais e fechamentos (delta/estrela).

Verifique se os níveis de tensão indicados na placa são compatíveis com a instalação.

Dados de placa - informações importantes
2- Operação em Paralelo

Se existe a possibilidade de operação em paralelo com outro transformador, verifique se eles estão ligados com polaridades e sequências de fases corretas. Se não existe a possibilidade de operação em paralelo, passe para o próximo item. Em breve vamos escrever um tópico sobre os princípios de operação de transformadores em paralelo.
Operação em Paralelo - EEP electrical-engineering-portal 
Grátis Detector de Tensão!!! Promoção por tempo limitado!